A Transconvida foi criada em junho/2020 e nasceu da urgência em mudar a perspectiva de vida da comunidade trans e travesti (posteriormente, não-binária também) através da capacitação profissional e oportunidades de trabalho. Atualmente, segundo dados da União Nacional LGBT, a expectativa de vida de uma pessoa trans é de apenas 35 anos no Brasil, país recordista mundial em mortes por crimes motivados por preconceito. A Transfobia precisa ser combatida e não somente em relação às mortes, mas também quando limitam-se oportunidades e escolhas, não permitindo que seres humanos progridam e criem sua própria narrativa.
O objetivo principal do projeto é capacitar profissionalmente pessoas trans, travestis e não binárias, preparando-as para o mercado de trabalho por meio de cursos de qualificação. Além disso, busca-se proporcionar um futuro com melhores oportunidades para esse público. O projeto visa ensinar o que é considerado básico e fundamental para muitas empresas, começando pela inclusão tecnológica, inglês básico, noções de Direito e Ética no ambiente profissional, bem como a busca por oportunidades, elaboração de currículo próprio, procura de vagas anunciadas na internet e comunicação efetiva com empregadores. A Transconvida tem como objetivo facilitar a promoção da inclusão desses indivíduos em grandes empresas.
Em março/2024 tivemos que mudar nosso local de encontro. Mas mudamos para melhor, pois o que antes era um encontro semanal, com uso limitado da sala, virou uma sede só nossa, para usarmos todos os dias da semana. Agora nosso espaço é multifuncional, servindo de sala de aula, sala de reunião, espaço para eventos e roda de conversa, além de ser nosso escritório.